Início » Novidades » Design BIOFÍLICO para iniciantes

Design BIOFÍLICO para iniciantes

A proposta para o elevado do Minhocão é transformá-lo em um jardim suspenso Divulgação PMSP

Esta tendência não está restrita apenas para as ruas das cidades, mas também para todo e qualquer tipo de construção, com os mais variados tipos de propostas e funções. Imagine sua casa com canteiros e jardins?

Existe um projeto para cada tamanho de orçamento Foto: Arno Senoner

Você também pode contribuir para minimizar os impactos causados por chuvas torrenciais, ao construir ou reformar fique atento a taxa de permeabilidade do solo, cada bairro ou região da cidade possui suas regras, mesmo que você necessite fazer calçamento saiba que existem materiais que promovem maior permeabilidade, ou seja, seu quintal terá vários benefícios, será mais fresco e a chance de reter água da chuva diminui bastante, isso não despensa a observação de projeto de drenagem. Outra opção é fazer um bonito jardim, existem Várias maneiras de fazê-lo

O uso de elementos naturais como a madeira que compõe a escada e o painel na parede, torna o ambiente mais intimista, como podemos observar o mobiliário de palhinha e peças em madeira também nas esquadrias, traz aconchego e descontração para o ambiente. Na segunda imagem observamos a madeira presente novamente no ambiente. Foto: bckfwd-o

Grandes aberturas permitem maior entrada de ventilação e aproveitamento de luz natural, madeiras e vidro permitem interação do verde externo com as texturas adotadas para proporcionar mais conforto.

Todos podemos adotar o estilo de vida que o Design Biofílico nos traz, independente de como seja sua casa ou o espaço que você possui no quintal, ou se nem possui um quintal, sempre é possível tratar o espaço.

Foto: Kara Eads

Na imagem acima o que se destaca como elemento natural na construção é o assoalho de madeira, compondo com a cor esverdeada na parede do espelho, o que reafirma a necessidade da natureza presente no ambiente são as plantas. Inspira um local calmo e tranquilo com iluminação e ventilação.

Como podemos observar, a madeira é um elemento presente em todas as imagens anteriores, em combinação em cores aplicadas no projeto proporcionando frescor ao ambiente.

Foto: Joshua Ness

Na imagem abaixo temos o elemento, água, madeira e um paisagismo agregado a construção Com uma cortina em vidro, aproveita a luminosidade é possível observar o brise metálico acima do vidro tornando o ambiente mais ventilado.

Foto: Nelbal

A arquitetura biofílica tem como objetivo aproximar as pessoas a natureza e desta maneira utiliza de forma integral, direta ou indiretamente elementos que remete ao meio natural, temos a oportunidade de conhecer de forma mais simples seus meios de aplicação desde o momento que sabemos o que é e como podemos aplicá-la em nossa casa, quintal, comércios de muitas maneiras e com variabilidade em projetos.

Arquiteta e Urbanista pela Anhanguera- Uniderp (2018), foi Gerente de produção, Fábrica de móveis Matutu Móveis no RJ.
É proprietária da Empresa Ojee Criativo; Possui cursos de especialização na área de paisagismo, entre eles Vivencia Oasis – Sete Passos para Mobilização Social,
Curso de paisagismo e plantas Ornamentais- Escola Educação 2020 e Curso Formação Integral Jardineiro.net- Método os 5 elementos 2020
. Contato elainelameu.arq.brfacebook.com/arquitetaelainelameu; elainelameu.arq.br