Início » Novidades » OS BENEFÍCIOS DE PLANTAS E JARDINS NA SUA CASA

OS BENEFÍCIOS DE PLANTAS E JARDINS NA SUA CASA

QUER TER UM JARDIM EM SUA CASA?

Esse é um assunto que está no topo do Google Trends, basta procurar e até comparar com outros assuntos semelhantes, jardim é o tema do momento tanto para casa como para apartamentos

Paisagismo e jardinagem tem sido procurado nas redes sociais e mecanismos de busca, houve um aumento nos últimos 12 meses de 60% na procura de cursos e mine cursos relacionados ao tema. Isso significa que além de ter um jardim em casa, as pessoas também querem saber como tratar suas plantas.

Em uma busca rápida é possível notar que as queridinhas do momento são as suculentas, de fácil manutenção e cultivo elas vão alegrar onde quer que estejam. As suculentas oferecem variedade de opções em espécie, cores, texturas e tamanhos.

Observe os gráficos acima e veja quanto ao assunto em ascensão, as suculentas prometem ficar por bastante tempo sendo o xodó daqueles que curtem uma planta mais tranquila para cuidar.

Foto: Annie Spratt

“Como as plantas ajudam a combater a depressão”

“Um hospital inglês está agitando a comunidade médica com algo que todo mundo faz sem grandes pretensões. Os médicos estão receitando e administrando um tratamento utilizado há tempos: o cuidado com plantas. Todos os pacientes que chegam com algum problema de ordem emocional recebem – além do tratamento padrão – uma muda de planta para cuidar.” https://leianoticias.com.br/estilovida/cuidar-de-plantas-pode-ajudar-a-tratar-a-depressao/

Já que não sabemos ao certo quando a pandemia passará ocupar o tempo plantando em vasos e floreiras é uma opção. As pesquisas sobre saúde e bem-estar, tanto físico como o mental comprovam que ao cuidar de plantas é liberado no organismo a Serotonina mais conhecida como hormônio do prazer, contribui para vários fatores da saúde, ajudam a relaxar e ainda mantém o corpo ativo.

Este hormônio é responsável por regulação do sono, do humor interfere no apetite, na memória, no ritmo cardíaco, como também na temperatura corporal entre outras funções biológicas.

Chegamos a conclusão que cuidar de planta é terapêutico e tudo de bom! Poder ver a planta desenvolvendo, abrir um botão em flor, é muito gratificante!

Foto: Eddie

Por o pé no chão, descarregar as energias de um dia cheio e estressante. O momento atual traz muita agitação, ansiedade devido os mais variados motivos. Não se pode deixar de buscar uma válvula de escape, um momento durante o dia para uma atividade que nos traz prazer.

O tratamento alternativo já virou uma opção em algumas clínicas do país, que defendem os benefícios do contato com a natureza para a saúde.

Foto: Lettuce Grow

Leia mais em: https://super.abril.com.br/saude/medicos-do-reino-unido-recomendam-cuidar-de-plantas-para-tratar-depressao/

Agora que já sabemos o quanto as plantas podem nos fazer bem, que tal começarmos a falar propriamente de plantas e projetos?

Qualquer dúvida escreva para mim: contato@elainelameu.arq.br

Até semana que vem.

Elaine Lameu é Arquiteta e Urbanista pela Anhanguera- Uniderp (2018). Foi Gerente de produção, Fábrica de móveis Matutu Móveis no RJ. É proprietária da Empresa Ojee Criativo; Possui cursos de especialização na área de paisagismo, entre eles Vivencia Oasis – Sete Passos para Mobilização Social, Curso de paisagismo e plantas Ornamentais- Escola Educação 2020 e Curso Formação Integral Jardineiro.net- Método os 5 elementos 2020. Contato elainelameu.arq.br, facebook.com/arquitetaelainelameu; elainelameu.arq.br