Início » Novidades » Onda verde

Onda verde

Entenda o conceito de Biofilia

PUBLICADO EM: 11 DE JULHO DE 2020
https://zero67up.com.br/arquitetura-e-paisagismo/639/onda-verde/

Por Elaine Lameu


A importância dos espaços verdes urbanos já é de conhecimento de muitos, eles proporcionam melhor qualidade de vida e bem-estar das pessoas, está diretamente ligado a saúde. Estes espaços são os parques, praças e ruas arborizadas. Na maioria das vezes sentimos falta da natureza quando queremos tirar férias e logo vem em nossas mentes praia ou campo?

A necessidade que temos de retornar a natureza e buscar relaxar fugir do estresse da rotina e da cidade é fundamental para saúde. Hoje, volta com toda a força o termo design biofílico citado pela primeira vez por Erich Fromm, filósofo e psicólogo em 1964. O termo se tornou mais conhecido quando o biólogo Edward O. Wilson lançou um livro em 1984 com a palavra Biofilia, a fim de esclarecer a importância inerente do ser humano e sua conexão com o meio natural. Desta maneira a arquitetura, o design de interiores, aqueles que projetam, sejam grandes edifícios, escolas, residências, lojas, shoppings e escritórios tem se valido dessa necessidade de estarmos próximo à natureza para garantir aos espaços aconchego e bem-estar. Os espaços de permanência devem ser bem planejados, arejados e iluminados.


A combinação correta de plantas e elementos que nos remetem a natureza, com certeza, fará com que a permanência nestes espaços sejam mais agradáveis. Bares e restaurantes têm utilizado esses elementos como estratégia de projeto. Muitas vezes o cliente é envolvido pelo ambiente, mas nem sabe ao certo o que realmente o agrada. É essa atmosfera que o faz sempre voltar.

A palavra “biofílico” vem de “biofilia” que significa amor à natureza e aos organismos vivos. O design biofílico tem a proposta de trazer a natureza para os ambientes construídos como praças, parques, complexos recreativos.

Foto NeONBRAND

Com a pandemia que vivemos no momento tem sido observado um aumento na compra de plantas e elementos para construir jardins residenciais, o fenômeno é conhecido como onda verde, as pessoas têm tido mais tempo para observar seus quintais. Aqueles que moram em apartamentos fazem parte deste fenômeno conhecido como urban jungle (floresta urbana) uma vez que parques e praças se encontram fechados e podemos perceber a importância da presença da natureza.

Mesmo que você more em um apartamento sempre tem um cantinho especial para o verde, neste espaço vamos conversar sobre as espécies de plantas e como mantê-las bonitas e saudáveis, seja no chão ou em vasos, o verde pode estar com você.